Buscapé

sábado, 29 de março de 2008

Privatizar ou não privatizar !!

Privatizar nossas companhias é realmente a melhor opção?
Eu acredito cegamente que sim. Acredito ser fácil encontrar a resposta, basta fazer uma análise de empresas que foram privatizadas a pouco tempo antes.

Quem lembra o que era a Embraer antes da privatização? Era uma empresa inchada de funcionários, muitos eram fantasmas e indicações politicas sem nenhuma competência, não tinha rentabilidade, estava a beira da falência total, era um buraco negro de dinheiro público e estava sempre com projetos naufragados. Hoje ela é comparada as duas maiores empresas de aviação do mundo, a Americana Boeing e a Francesa Airbus, a frente mesmo de grandes conhecidas como a
Bombardier, Tem unidade até na china e no último trimestre a empresa anunciou um aumento de 87 % no seu lucro, em relação ao mesmo período no ano anterior. Este salto em seu faturamento se deve a grande estreia no filão de jatos executivos onde não basta ter preço e ser bom, tem que ter glamour, e enfrentar no mercado executivo concorrentes como as americanas Cessna e Gulfstream, marcas tradicionais e consolidadas entre os poucos, porém exigentes, compradores desse tipo de aeronave. Agora eu pergunto se a Embraer ainda fosse estatal chegaria a este patamar ou já estaria fechada como muitas outras empresas que já tivemos?
Acredito que ela traz muito mais benefícios para o povo brasileiro desta forma do que sendo estatal falida.
Leiam mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer e http://www.embraer.com.br

Outro sucesso é a Vale do rio doce, agora apenas Vale. É a 31º Maior empresa do mundo tendo seu valor de mercado estimado em 298 Bilhões de dólares ficando a frente de empresas como a IBM, seu faturamento em 2007 ficou em 154,5 Bilhões de dólares, emprega atualmente mais de 100 mil funcionários (na época de sua privatização eram cerca de 13 mil funcionários) esta presente hoje em mias de 25 países,
comprou grandes mineradoras internacionais, em sua última investida conseguiu levantar a quantia de 71 Bilhões de dólares junto a credores internacionais, que outra empresa teria um crédito deste?
Quando estatal era uma boa empresa mas tinha todos os problemas de uma estatal, indicações politicas, funcionários fantasmas e outros, era apenas uma mineradora com grandes minas de ferro no Brasil, hoje ela explora desde minério de ferro a níquel, de potássio a cobre além de atuar em logística, geração de energia e siderurgia.

A empresa participa de diversos projetos sociais e de infra-estrutura, no ano de 2005, a empresa pagou mais de 2 Bilhões de Reais em impostos. Será que ela não contribui muito mais para o Brasil sendo privada? O que dizer dos loucos que pensam em reestatizar a companhia?
Leia Mais sobre a privatização da Vale aqui.
http://www.vale.com

Lembram-se das companhias telefônicas? lembram o valor das linha? eram bens que deveriam ser incluidos até no imposto de renda, eram investimento pessoas alugavam. Se não fossem privatizadas os pobres não teriam telefone quanto mais celulares, sera que teriamos esta quantidade de celulares? não vou nem entrar no merito da saude financeira das empresas e da ineficiencia das mesmas, acho que não é necessário.

Encontrei esta relação de algumas empresas Privatizadas. Vejam quais foram e façam uma análise, o que eram e o que são hoje.
Setor Siderúrgico: Usiminas, Cosinor, Aços Finos Piratini, CST, Acesita, CSN, Cosipa, Açominas;
Setor Químico e Petroquímico: Petroflex, Copesul, Nitriflex, Polisul, PPH, CBE, Poliolefinas, Deten, Oxiteno, PQU, Copene, Salgema, CPC, Polipropileno, Álcalis, Pronor, Politeno, Nitrocarbono, Coperbo, Ciquine, Polialden, Acrinor, Koppol, CQR, CBP, Polibrasil, EDN;
Setor de Fertilizantes: Arafértil, Ultrafértil, Goiasfértil, Fosfértil, Indag;
Setor Elétrico: Light, Escelsa, Gerasul;
Setor Ferroviário: RFFSA-Malha Oeste, RFFSA-Malha Centro-Leste, RFFSA-Malha Sudeste, RFFSA-Teresa Cristina, RFFSA-Malha Sul, RFFSA- Malha Nordeste e Malha Paulista;
Setor de Mineração: CVRD - Cia. Vale do Rio Doce, Caraíba;
Setor Portuário: TECON 1 (Santos), TECON 1 (Sepetiba), Cais de Paul e Cais de Capuaba (CODESA), Terminal roll-on roll-off (CDRJ), Porto de Angra dos Reis (CDRJ) e Porto de Salvador (CODEBA);
Setor Financeiro: Meridional, Banespa, BEA, BEG;
Outros Setores: Embraer, Mafersa, Celma, SNBP.
É lógico que existem casos e casos, formas de se privatizarem, podemos ver duas formas diferentes de privatização de rodovias. No estado de São Paulo temos as rodovias privatizadas pelo governo do PSDB onde foi pedido uma contrapartida muito grande em dinheiro para as empresas concessionárias, o governo receberá uma boa bolada durante os 30 anos de concessão mas o reflexo disto são tarifas extremamente altas. Agora no final de 2007 o governo federal privatizou algumas rodovias, nos contratos de concessão não foram pedidos contrapartidas em dinheiro para a União, apenas investimentos por isso teremos tarifas extremamente baixas, agora só o tempo dirá qual a melhor formula.

Um caso de fracasso em privatizações podemos citar o sistema de seguros saúde nos EUA, lá não existe "SUS" ou algo parecido, lá ou você tem dinheiro para pagar um tratamento médico, ou fica a mercê dos seguros saúde ou simplesmente morre sem atendimento. Assistam ao documentário de MICHAEL MOORE, SICKO - $O$ SAÚDE. É vergonhoso em ver que o País mais poderoso do mundo simplesmente não dá assistência aos doentes.


Acho que Todas as privatizações brasileiras foram bem sucedidas, temos diversos casos de empresas sub-avaliadas mas mesmo assim, ainda prefiro que pagem menos pelas nossas empresas do que continuarem na ineficiência e ainda causarem prejuízos para a população, já perdemos grandes companhias de sucesso que acabaram falindo na mão do governo, cito a ENGESA - Empresa focada no setor de defesa, seus mais conhecidos produtos eram os carros de combate URUTU, CASCAVEL e o Tanque de guerra OSÓRIO além do jipe ENGESA sucesso nos anos 80. Era uma empresa de futuro promissor porque não atuava apenas na area militar, mas era um verdadeiro conglomerado de empresas que também fabricavam tratores agrícolas e florestais (Engex)(muitos deles premiados internacionalmente), rodas para carros (FNV), comerciais para TV (Engevídeo), trilhos e vagões (FNV), motores para ônibus elétrico (Engelétrica), caminhões de coleta de lixo (FNV), mísseis, foguetes e giroscópios para diversos usos (Órbita), radares de diversos tipos (Engetrônica), possuiam a única fábrica de munição pesada do Brasil e representavam a Casa da Moeda Brasileira em diversos países, principalmente árabes.mas com veiculos era uma empresa na sua essência de Tecnologia.
Agora eu pergunto porque que acabou este império?

seguem bons artigos sobre privatização:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Privatiza%C3%A7%C3%A3o
http://www.e-agora.org.br/conteudo.php?id=2278_0_3_0_C5
http://www.bndes.gov.br/privatizacao/resultados/federais/federal.asp

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