Buscapé

domingo, 6 de setembro de 2009

Volta dos Trens - O Trem do Pantanal!

Apesar do blog ser BlogPaulista, não consigo ficar preso a isso, porém como também tratamos de historia, saudosismo etc... E eu como um grande saudosista, no caso do transporte ferroviário (mesmo nunca tendo viajado de trem) posto com muita satisfação uma grande notícia que já algum tempo dizem que vai acontecer e não acontece nada (mas agora vai).

A volta do Trem do Pantanal, que para quem não conhece era uma antiga ferrovia construída em 1914 e percorria de São Paulo - Bauru, Bauru - Corumbá e Corumbá - Bolívia.

Sua primeira viagem oficial está marcada para a Maio deste ano e inicialmente irá operar apenas entre o trecho Campo Grande - Miranda e provavelmente em dezembro seja inaugurado o trecho restante até corumbá.

Todos os sábados correrá pelos trilhos nove vagões com ar condicionado, poltronas e janelas panorâmicas com 64 lugares cada (192 lugares no total), terá ainda um vagão-restaurante e um carro varanda para contemplar o Pantanal. Serão divididos em três classes, a Econômica (um vagão) a R$ 39; A classe Turística (5 vagões) por R$ 77 e a classe Executiva a R$ 126.


HISTORIA


A linha foi inaugurada em 1914 e em 1950 chegou até Corumbá. No início do governo FHC, a ferrovia ficou comprometida com a privatização da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), em fevereiro de 1995, quando a Empresa Novoeste S/A, assumiu a concessão do trecho Bauru (São Paulo) – Corumbá, e que a abandonou, a ponto de a falta de manutenção da ferrovia ter prejudicado o transporte da produção agrícola de Mato Grosso do Sul e da Bolívia, funcionando de forma precária e restringindo-se quase exclusivamente ao transporte de combustível.


Atualmente, nas mãos da ALL, seu contrato de concessão compreende apenas o serviço de cargas. Assim, os trens de passageiros foram desde então extintos em toda a Malha Oeste. Quando parou de circular, os trens estavam velhos e a ferrovia estava em mau estado, mas desde que a ALL assumiu vem promovendo grandes reformas e investimentos para melhoria do trecho.



Ponte sobre o Rio Paraguai ("Ponte Rio Branco") da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, com cerca de 2km de extensão. Inaugurada em 1947, possibilitou a ligação ferroviária entre o Brasil e a Bolívia.




Quem sabe, nós paulistas ainda viajaremos para a bolívia de trem? Segundo uma pesquisa realizada, 98% da população do Estado de MS quer a volta do trem.
E tenho certeza que não são só eles...

terça-feira, 3 de março de 2009

Não vá de carro! Vá de Trem!!!

Procurando maiores informações para o post anterior, me deparei com uma seção de roteiros no site da CPTM e como sou adepto da diminuição do uso de carros achei muito bom isso. Sem contar que vemos São Paulo por outro ângulo.

Em todos os roteiros existem ótimas opções, em especial curti muito o de Turismo e Bicicleta, mesmo eu não sendo um esportista (pelo contrário, passo longe disso) fiquei muito tentado a fazê-lo.

Roteiros de Compras - passe pelos principais shoppings da cidade, vá passeando e ainda economize no combustível e estacionamento.

Roteiros de Lazer e Cultura - Faça um passeio cultural, conheça mais sobre nossa historia sem se estressar com lugar para estacionar o carro.

Roteiros de Parques - Respire o pouquinho de ar puro que existe em São Paulo sem contribuir com a poluição.

Roteiros de Turismo - Visite lugares que você nem lembra mais que existe. E sem se preocupar com o trânsito.

Roteiros de Turismo e Bicicleta - Sem comentários... Alguns lugares que você pode ir de trem e usar a bike.

Trem turistico em SP!!!

Encontrei uma ótima noticia (pelo menos eu acho)!!

A partir do dia 7 de março, sábado agora, a CPTM começará a operar comercialmente o trem turístico que irá unir a Estação da Luz, na capital paulista, ao município de Jundiaí.

O primeiro teste de via foi feito em de 2008 e a viagem inaugural aconteceu no dia 05 de dezembro, com a presença de autoridades e de representantes do setor ferroviário.

Esse é o primeiro passo para o programa Expresso Lazer da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) e foi implantado em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos (STM).

A viagem vai oferecer aos passageiros a possibilidade de conhecer um pouco do Pólo Turístico do Circuito das Frutas, como é considerada a região de jundiaí, grande produtora de frutas.

O trem é composto por locomotiva diesel e dois carros de passageiros de aço inox fabricados na década de 60 eles foram cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e restaurados pela CPTM.

Infelizmente o site da CPTM aparentemente não é atualizado com muita freqüência, a última noticia postada tem a data de 27/02, então não consegui maiores informações.

Mas leiam aqui que mesmo sendo uma noticia já antiga existem mais detalhes ...


sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

PT dá apoio incondicional a causa Palestina e rechassa ataques.

Li na Folha online a seguinte manchete:

Na qual diz que o PT dá apoio incondicional a causa Palestina e rechassa os ataque de Israel.
"Não aceitamos a 'justificativa' apresentada pelo governo israelense, de que estaria agindo em defesa própria e reagindo a ataques. Atentados não podem ser respondidos através de ações contra civis. A retaliação contra civis é uma prática típica do exército nazista", afirma o PT. "O governo de Israel ocupa territórios palestinos, ao arrepio de seguidas resoluções da ONU."

Só pergunto uma coisa, quem é o PT para aceitar ou não uma justificativa de Israel, mesmo que com certeza a justificativa não foi dada a eles. Qual é a importancia do PT no Brasil a ponto de dizer que repudia alguma coisa, quem são eles para meter pitaco na política externa? já não chega o amigo do Lula o Sr. Chavéz (menos o quico), falando asneiras!
Alguém já ouviu falar em épocas anteriores coisas do tipo: PSDB rechassa ataque... ou PFL (atual DEM) condenou alguma coisa...

O curioso é que o PT não condena e nem rechassa mensalão, improbidade administrativa ou incopetência administrativa...

Integra da nota do PT

Não tomo partido de nenhum dos lados, os dois povos são sofridos, os dois são terroristas e ambos os lados existem pessoas comuns que querem apenas levar sua vida. Tudo bem que na queda de braço o povo palestino é muito mais sensivel e não faz frente com o poder militar e economico de Israel, mas o partido do presidente dar opinião na politica externa do pais... isso me cheira totalitarismo, pois na China o partido Comunista que dá a sua opinião, na alemanha de Hitler o partido Nazista dava sua opinião...

Só para lembrar, quem está no poder deveria ser o LULA e não o PT, o povo elegeu o LULA e não o PT!

Abaixo, veja a repercursão que teve:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u487263.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u487323.shtml
http://www.conib.org.br/site/?p=237
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u488074.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u488070.shtml

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Prédios escondem memórias de SP

Este artigo eu encontrei no site o "Estadão"...

Por Valéria França

O crescimento desorganizado e a constante mudança do cenário urbano eliminaram referências importantes da história de São Paulo. Quem poderia imaginar, por exemplo, que a Igreja de Nossa Senhora dos Aflitos, uma pequena capela, escondida num beco que sai da Rua dos Estudantes, na Liberdade, no centro, foi um dia parte do primeiro cemitério paulistano, fundado em 1775. Mais ainda: que os prédios construídos ao seu redor surgiram no lugar de covas de escravos, de condenados à forca - sim havia pena de morte na época -, de vítimas de doenças contagiosas, como varíola."Boa parte da memória de cidade está soterrada", diz o arqueólogo Sérgio Monteiro da Silva, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), da Universidade de São Paulo (USP), que há sete meses integra a equipe que estuda as múmias do Mosteiro da Luz, também no centro. O grupo de estudiosos chegou lá por causa dos cupins, que ameaçavam o prédio. E eles levaram a equipe até um cemitério canônico desconhecido. Hoje a análise desse material faz parte de um projeto que vai muito além do mosteiro. "O plano é vasculhar os registro de todos cemitérios religiosos que sumiram da paisagem, mas que podem contar muito sobre São Paulo. Quando for possível, faremos como em Roma, escavaremos."No centro, há muitas igrejas que mudaram de lugar para dar espaço a novas construções, caso da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, antes localizada no Largo João Mendes (antigo Largo de São Gonçalo), onde mais tarde surgiu o Fórum Central Cível. Demolida em 1942, ela foi transferida para o Rua Tenente Azevedo, no Cambuci.A Igreja do Carmo também não resistiu no local de origem. Em 1927, ela recebeu torres projetadas pelo escritório de Ramos de Azevedo, mas, no ano seguinte, o governo do Estado desapropriou e demoliu a construção religiosa, abrindo caminho para a Avenida Rangel Pestana, para ligar o centro à zona leste. A Ordem dos Carmelitas chegou ao Brasil em 1580, com a missão de fundar conventos em várias regiões do Brasil. Doze anos mais tarde, o frei Antônio de São Paulo Pinheiro fundou a Igreja do Carmo de São Paulo, em terras que ficavam na várzea do Tamanduateí, doadas por Brás Cubas, explorador português fundador da Vila de Santos e governador da Capitania de São Vicente. Em 1596, levantaram o convento das carmelitas. A Igreja São Pedro sumiu de vez, dando lugar ao prédio da Caixa Econômica Federal. Já a antiga Igreja da Sé foi substituída pela atual Catedral da Sé. Segundo os registro da época, São Pedro e Sé eram quase vizinhas. Sua extinção veio com o processo de expansão do centro, no século 16, quando o Largo da Sé deu origem à atual Praça da Sé. "Há notícias de que naquela região existiam quatro igrejas muito próximas, mas não sabemos a localização certa", diz Silva. A abertura dos carneiros (espécie de gavetas mortuárias) das irmãs concepcionistas, do Mosteiro da Luz, deram noção do quanto é possível recuperar uma história. Os fósseis podem confirmar ou desmentir registros históricos que constroem a memória de uma época." Em 1948, por exemplo, durante as fundações de um prédio na altura do número 470 da Rua São Bento, foi encontrada uma ossada humana. Arquivadas pela Serviço de Identificação do Laboratório de Antropologia de São Paulo, as fotos desse material nunca foram publicadas e fazem parte de um acervo interno ao qual a população não tem acesso. "Foi a partir desse achado que os especialistas conseguiram a exata localização da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que também tinha um cemitério, como toda as igrejas antigas", diz Silva. Fundada em 1725, a capela da irmandade foi desapropriada em 1903. Com o dinheiro recebido do governo, os religiosos construíram a igreja que fica no atual Largo do Paiçandu.

HOSPÍCIO

No início da história da cidade, não havia cemitérios, apenas aqueles construídos pelas igrejas, onde eram enterrados os religiosos e figuras importantes da sociedade. O Mosteiro da Luz chegou a abrigar o Cemitério dos Alemães e dos Protestantes, transferidos mais tarde para o da Consolação. Em 1828, a Câmara Municipal proibiu os enterros em igrejas. Mas, durante muitos anos, essa prática ainda foi mantida. O levantamento de registros de óbitos levam a outras instituições importantes, que também sumiram do mapa. É o caso do Hospício dos Alienados, que ficava na então Estrada da Mooca com Rua Tabatinguera, na zona leste. Ali, em 27 de junho de 1871 faleceu Paulo Emílio de Salles, conhecido como o poeta Paulo Eiró, de meningite, aos 36 anos. O poeta nasceu na Vila de Santo Amaro e foi internado na instituição pelo pai, em 1866, depois de ter interrompido uma missa e quebrado um crucifixo. Antes, bem próximo ao hospício, na Rua das Flores, travessa da Rua Tabatinguera, funcionou o primeiro asilo do Brasil, este aberto pela Santa Casa da Misericórdia. Com caráter provisório, funcionou de 1836 a 1848, para recolher isoladamente os insanos. Segundo os registros do hospital, dois padres e uma mulher inauguraram o lugar. A irmandade também foi responsável pela Casa dos Lázaros, conhecido como Lazareto, destinado ao tratamentos de pessoas com hanseníase (na época, ainda chamados de leprosos), na região da Luz. Funcionava onde mais tarde foi construído o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, na Rua da Cantareira.Na área da saúde e assistência social, a Santa Casa de Misericórdia foi instituição fundamental na história da cidade. Inicialmente, em 1825, funcionou na sede da Chácara dos Ingleses. Ficava no Caminho da Glória, terreno limitado pelo Largo 7 de Setembro, Córrego Lava Pés e Rio Tamanduateí. Apesar das modificações estruturais, a casa logo ficou pequena e a instituição começou uma campanha por uma nova sede. Mais de duas décadas depois, em 1840, na esquina da Rua da Glória com a Rua dos Estudantes, foi inaugurado o hospital, que mais tarde deu lugar ao Externato São José.

POETAS

E a antiga sede da chácara, que havia abrigado a Santa Casa - uma construção rara para a época, de dois andares, com cavalariça e cozinha - , se transformou numa república de estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Lá, viveram, por exemplo, os poetas Bernardo Guimarães e Álvares de Azevedo, que chegou a escrever sobre a república e os arredores. "Defronte ficava o cemitério (dos Aflitos) e, ao lado, um casarão em ruínas. É para desgostar um homem, toda a sua vida ver ruínas." Segundo o poeta romântico, a região era um descampado, iluminado por lampiões. "Iluminavam pouco, com maus pavios alimentados com azeite ruim, às vezes de mamona, outras de peixe e pendurados nas paredes dos edifícios."

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Lula "Brinca" com a crise financeira!

O FHC disse tudo !!

Encontrei o Seguinte artigo no portal do Estadão:
FHC acusa governo brasileiro de "brincar de Polyana" com crise financeira

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta terça-feira que o PSDB vai cobrar uma atitude de responsabilidade por parte do governo brasileiro com relação à crise financeira internacional. Segundo FHC, o governo adota uma postura de Polyana ao minimizar os efeitos na economia nacional --a expressão que representa otimismo e certa ingenuidade faz referência à personagem que sempre vê o lado bom das coisas.

"Vamos cobrar do governo que deixe de brincar de Polyana, dizer que está tudo bem. Não pode continuar dizendo que está tudo bem. Hoje mesmo o diretor do Fundo Monetário dá uma declaração dizendo que a crise apenas começou. Não é possível manter uma postura de alheamento só com o propósito de anestesiar o povo", afirmou
O ex-presidente afirmou que não é sua intenção fazer especulações sobre o momento atual da economia, mas que o seu partido vai cobrar mais detalhes sobre medidas tomadas pelo governo federal para conter a crise. "Queremos apenas saber com mais detalhes porque se tomam certas medidas, precisamos debater essas medidas para defender com mais empenho o interesse popular."
A declaração de FHC foi feita durante ato do PSDB que oficializou o apoio do partido ao prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM), que tenta a reeleição.
O ex-presidente ainda lembrou que durante sua gestão criou o Proer --programa de socorro a instituições financeiras realizado em 1995--, que agora é reconhecido internacionalmente como uma boa solução para resolver crises financeiras. "Os Estados Unidos tiveram a oportunidade de fazer um Proer. Não fizeram. Fizeram um sistema muito mais confuso, muito menos nítido", disse.


Sem contar que cada dia o Lula desmente uma declaração dele mesmo nos jornais, é uma verdadeira confusão. Primeiro ele aparece dizendo que a crise não chegará ao Brasil, no dia seguinte ele diz que chegará mas não vai afetar, depois dis que vai afetar só um pouquinho... mas até agora ninguém ouviu falar em redução nas contas do governo, mais responsabilidade fiscal, se é que ele sabe o que é isso.
Pior é ouvir que a as empresas brasileiras que possuem investiemento no exterior e perderam dinheiro com a valorização do dólar frente ao real estavam especulando contra o Brasil, isso não é papel de um líder éssa é a prova de que este governo é extremamente populista!

Só espero que a oposição realmente faça algo, porque até hoje parece que nem existe oposição!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Câmara de SP aprova 91% de projetos irrelevantes, diz ONG

Nós já sabemos que nossos políticos são caros demais e nem são tão úteis assim, mais li um artigo no portal ESTADÃO, que me revoltou muito...

A questão é que mais de 91% da atividade dos vereadores de São Paulo é irrelevante para a cidade!

Segundo a ONG Transparência Brasil na Câmara temos 55 vereadores e tem um orçamento de R$ 310 milhões por ano, isso dá R$ 5,64 milhões por cabeça. É a maior Câmara municipal de todo o País.

A ONG que fiscaliza o poder público pegou 3.021 projetos entre os anos de 2005 a 2008 e verificou que 1.202 propostas, ou quase 40% do total, eram sobre assuntos sem relevância para a a mais complexa e populosa cidade do País.
São projetos para concessão de medalhas, títulos de cidadão paulistano, datas comemorativas diversas, batismo de ruas, praças, avenidas, escolas e outros espaços públicos. O relatório diz que "Mais grave do que a elevada proporção dos projetos irrelevantes foi a taxa de sucesso na promulgação desse tipo de proposição". Dos 1.202 "projetos irrelevantes para a coletividade", 686 (ou 57,1%) foram aprovados. Na outra ponta da linha, dos 1.819 projetos que tratavam de temas que podem provocar impacto na administração da metrópole, segundo conceito da ONG, apenas 206, ou 11,3%, foram promulgados.

"O exame das proposições por vereador revela marcada predileção por assuntos sem importância", afirma Fabiano Angélico, coordenador de projetos da Transparência.
O raio X divide em 5 títulos os 1.202 projetos dados por insignificantes - batismo de logradouros (646 propostas), homenagens (379), datas comemorativas (147), cidades-irmãs (16) e simbologia (12). "91,4% da atividade não tem efeito sobre a comunidade", diz a ONG.

Agora veja o vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR), presidente da Câmara acha disso: "Não posso, como presidente da Casa, proibir que um vereador apresente projetos. É regimental. Cada vereador pode, por exemplo, propor oito títulos por mandato. Não posso impedir, eu estaria violando o regimento." Rodrigues, que concorre ao terceiro mandato consecutivo, refuta o termo "irrelevante" adotado pela Transparência para classificar projetos que dão nomes a praças e ruas. "É uma injustiça. Não se trata de homenagear ninguém. Eu tenho voto num reduto muito pobre, em Campo Limpo e Capão Redondo. As pessoas têm vergonha de dizer que moram em rua sem nome. Quando você dá nome para a rua, o morador passa a ter dignidade. Essas ONGs consideram isso coisa banal, mas é procedimento muito importante, de impacto social. Você não pode medir um vereador pelo número de projetos. Tancredo Neves e Ulysses Guimarães praticamente não tinham projetos. Não quer dizer que não foram bons parlamentares."

Com certeza dar nome a rua sem nome é muito mais importante do que apresentar projetos de interesse para o povo.

O pior de tudo é saber a quantia que eles nos custam para não servirem... Se não me engano R$ 300 Milhões é dinheiro suficiente para construir e equipar um pequeno hospital, acho que seria muito mais interessante construir o hospital na rua sem nome do que dar nome a ela!