Buscapé

Mostrando postagens com marcador Turismo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Turismo. Mostrar todas as postagens

domingo, 6 de setembro de 2009

Volta dos Trens - O Trem do Pantanal!

Apesar do blog ser BlogPaulista, não consigo ficar preso a isso, porém como também tratamos de historia, saudosismo etc... E eu como um grande saudosista, no caso do transporte ferroviário (mesmo nunca tendo viajado de trem) posto com muita satisfação uma grande notícia que já algum tempo dizem que vai acontecer e não acontece nada (mas agora vai).

A volta do Trem do Pantanal, que para quem não conhece era uma antiga ferrovia construída em 1914 e percorria de São Paulo - Bauru, Bauru - Corumbá e Corumbá - Bolívia.

Sua primeira viagem oficial está marcada para a Maio deste ano e inicialmente irá operar apenas entre o trecho Campo Grande - Miranda e provavelmente em dezembro seja inaugurado o trecho restante até corumbá.

Todos os sábados correrá pelos trilhos nove vagões com ar condicionado, poltronas e janelas panorâmicas com 64 lugares cada (192 lugares no total), terá ainda um vagão-restaurante e um carro varanda para contemplar o Pantanal. Serão divididos em três classes, a Econômica (um vagão) a R$ 39; A classe Turística (5 vagões) por R$ 77 e a classe Executiva a R$ 126.


HISTORIA


A linha foi inaugurada em 1914 e em 1950 chegou até Corumbá. No início do governo FHC, a ferrovia ficou comprometida com a privatização da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), em fevereiro de 1995, quando a Empresa Novoeste S/A, assumiu a concessão do trecho Bauru (São Paulo) – Corumbá, e que a abandonou, a ponto de a falta de manutenção da ferrovia ter prejudicado o transporte da produção agrícola de Mato Grosso do Sul e da Bolívia, funcionando de forma precária e restringindo-se quase exclusivamente ao transporte de combustível.


Atualmente, nas mãos da ALL, seu contrato de concessão compreende apenas o serviço de cargas. Assim, os trens de passageiros foram desde então extintos em toda a Malha Oeste. Quando parou de circular, os trens estavam velhos e a ferrovia estava em mau estado, mas desde que a ALL assumiu vem promovendo grandes reformas e investimentos para melhoria do trecho.



Ponte sobre o Rio Paraguai ("Ponte Rio Branco") da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, com cerca de 2km de extensão. Inaugurada em 1947, possibilitou a ligação ferroviária entre o Brasil e a Bolívia.




Quem sabe, nós paulistas ainda viajaremos para a bolívia de trem? Segundo uma pesquisa realizada, 98% da população do Estado de MS quer a volta do trem.
E tenho certeza que não são só eles...

terça-feira, 3 de março de 2009

Não vá de carro! Vá de Trem!!!

Procurando maiores informações para o post anterior, me deparei com uma seção de roteiros no site da CPTM e como sou adepto da diminuição do uso de carros achei muito bom isso. Sem contar que vemos São Paulo por outro ângulo.

Em todos os roteiros existem ótimas opções, em especial curti muito o de Turismo e Bicicleta, mesmo eu não sendo um esportista (pelo contrário, passo longe disso) fiquei muito tentado a fazê-lo.

Roteiros de Compras - passe pelos principais shoppings da cidade, vá passeando e ainda economize no combustível e estacionamento.

Roteiros de Lazer e Cultura - Faça um passeio cultural, conheça mais sobre nossa historia sem se estressar com lugar para estacionar o carro.

Roteiros de Parques - Respire o pouquinho de ar puro que existe em São Paulo sem contribuir com a poluição.

Roteiros de Turismo - Visite lugares que você nem lembra mais que existe. E sem se preocupar com o trânsito.

Roteiros de Turismo e Bicicleta - Sem comentários... Alguns lugares que você pode ir de trem e usar a bike.

Trem turistico em SP!!!

Encontrei uma ótima noticia (pelo menos eu acho)!!

A partir do dia 7 de março, sábado agora, a CPTM começará a operar comercialmente o trem turístico que irá unir a Estação da Luz, na capital paulista, ao município de Jundiaí.

O primeiro teste de via foi feito em de 2008 e a viagem inaugural aconteceu no dia 05 de dezembro, com a presença de autoridades e de representantes do setor ferroviário.

Esse é o primeiro passo para o programa Expresso Lazer da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) e foi implantado em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos (STM).

A viagem vai oferecer aos passageiros a possibilidade de conhecer um pouco do Pólo Turístico do Circuito das Frutas, como é considerada a região de jundiaí, grande produtora de frutas.

O trem é composto por locomotiva diesel e dois carros de passageiros de aço inox fabricados na década de 60 eles foram cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e restaurados pela CPTM.

Infelizmente o site da CPTM aparentemente não é atualizado com muita freqüência, a última noticia postada tem a data de 27/02, então não consegui maiores informações.

Mas leiam aqui que mesmo sendo uma noticia já antiga existem mais detalhes ...