Com o tempo, conforme eu for encontrando material, pretendo colocar aqui a historia da praça do Patriarca... Mas por enquanto é apenas isso que temos:
É uma das praças mais antigas da cidade, situada na região central de SP, localiza-se entre o viaduto do Chá e a Praça da Sé. Seu nome homenageia o "Patriarca da Independência", José Bonifácio de Andrada e Silva. Começou a ser construida por volta do ano de 1912 com a demolição de antigos casarões localizados entre a Ruas São Bento e Líbero Badaró, na continuidade das Ruas Direita e da Quitanda.
Em 1922, recebeu o nome de "Praça Patriarca José Bonifácio", nome este simplificado para "Praça do Patriarca" em 1953, porque assim era chamada pela população.
Praça do Patriarca em 1925. A esquerda, o edifício da Mappin Stores.
A praça dá acesso a importantes pontos do Centro da cidade, como: Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá, Rua Líbero Badaró, Rua Direita, Rua São Bento, Rua da Quitanda, Rua XV de Novembro, dentre outros. Na esquina com a Ladeira Dr. Falcão, se encontra a sede da Prefeitura Municipal de São Paulo instalada no Edifício Matarazzo. Na região se localiza o prédio do Othon Palace Hotel, e o Edifício Barão de Iguape, o Edifício Sampaio Moreira entre outros tantos.
A Igreja de Santo Antônio, considerada a mais antiga da cidade localiza-se na praça. Sua primeira construção data-se de 1592 e sua fachada atual é de 1899.
Praça do Patriarca, possivelmente década de 40. Passageiros em fila vão embarcando em ônibus. Ao fundo dois dos antigos e tradicionais estabelecimentos da praça: O Mappin e a Casa Fretin.
Na administração do Prefeito Prestes Maia (1938-1945), embaixo da praça foi criada uma galeria que abriga salas de exposição e serviços públicos, além de ser passagem entre o centro velho e o vale do Anhangabaú. Esta galeria leva o nome de seu construtor, Prestes Maia, autor do plano de avenidas (1930) e um dos maiores ordenadores do crescimento de São Paulo.
Fotos Diversas:
1928
Década de 20
Mappin Stores Praça do Patriarca 1937
Igreja de Santo Antonio