Buscapé

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Eleições 2008 ! ! ! - Promessa do Kassab

O atual prefeito da cidade de São Paulo e candidato a reeleição para o cargo, Gilberto Kassab, promete criar 10 Ibirapueras na Zona Leste da capital...

Abaixo segue a integra da noticia estraida do site do jornal "O Estado de São Paulo":


SÃO PAULO - O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição pelo DEM, Gilberto Kassab, prometeu nesta quinta-feira, 28, instalar uma série de parques municipais na zona leste da capital. "Se eleito, vou construir dez parques como o do Ibirapuera", afirmou, durante vistoria à Usina de Captação e Bombeamento de Gás no Aterro São João, na Estrada de Sapopemba.

Durante a vistoria, Kassab anunciou para o dia 25 de setembro o segundo leilão de crédito de carbono da Prefeitura - dessa vez de créditos relacionados à queima de poluentes gerados pelo aterro sanitário São João. De acordo com Kassab, o leilão deve arrecadar mais de R$ 34 milhões.

"O montante será revertido para melhoria de vida dos moradores da região com obras de saneamento básico, urbanização, ampliação de áreas verdes e contenção de enchentes", disse. Durante o evento, o candidato ressaltou que desde que assumiu a Prefeitura tem concentrado esforços para minimizar o efeito estufa no município. Citou a implantação da inspeção veicular, o plantio de 600 mil árvores e a duplicação do número de parques (de 31 para 61).

sábado, 9 de agosto de 2008

A Rua Direita

Rua muito conhecida e Popular, seu comércio é conhecido a muitos tempos, minha avó contava que quando ela era menina, creio que lá por volta dos anos 40 já, ela comprava sapatos com a mãe numa loja lá de esquina com a Praça do Patriarca onde hoje é o prédio do Unibanco.

Rua Direita por volta de 1860

Colocação de trilhos para Bondes na Rua Direita - 1900

Rua Direita - Foto de Vicenzo Pastore. 1908
Vista em direção à rua de São Bento, no trecho em frente ao estúdio do fotógrafo, situado na calçada oposta. O quarteirão ao fundo foi demolido posteriormente para a abertura da praça do Patriarca.

Casa Lebre. Esquina da rua Direita com 15 de Novembro - Foto de Vicenzo Pastore. 1912
Edifício ocupado pela Casa Lebre, situado na esquina da rua Direita com 15 de Novembro, a partir do largo da Sé.

Procissão na rua Direita - Foto de Vicenzo Pastore. 1910
Cena de procissão na rua Direita, realizada provavelmente a partir do edifício onde se localizava o estúdio do fotógrafo, no número 24-A, em direção à rua São Bento.

Rua Direita por em 2006

Construções que não existem mais

Encontrei pela net, algumas construções maravilhosas que já existiram na cidade de Sã Paulo e já não existem mais, algumas deram lugar a novas construções interessantes. Porém outras foram verdadeiros desperdícios e praticamente um pecado.

PALACETE SANTA HELENA
Na minha opinião é uma das construções mais fantásticas já construidas na cidade, sua fachada era repleta de esculturas, foi projetado pelo italiano Corberi, ficava na praça da Sé e foi inaugurado em 1922. No seu interior, além de lojas e escritórios, havia também um cinema cujo interior era tão luxuoso quanto o Teatro Municipal, era o Cineteatro Santa Helena, sediou também, em uma de suas salas um importante grupo de artistas, que ficou conhecido como Grupo Santa Helena.
Foi demolido em 1971, para a construção da estação Sé do Metrô, embora sua destruição tenha sido totalmente desnecessária.

PAVILHÕES DO PARQUE ANHANGABAÚ

Dois prédios gêmeos construidos na década de 1910, que faziam parte do plano de remodelação do Anhangabaú concebido pelo urbanista francês Joseph Bouvard.
Foram projetados pelo engenheiro agrônomo baiano Samuel das Neves, e por seu filho, o arquiteto formado na Universidade da Filadélfia, Cristiano das Neves ( o mesmo da Estação Sorocabana / Júlio Prestes), seu proprietário era o Conde de Prates.
Eram os prédios mais suntuosos da cidade na década de 1910, sediaram diversas instituições importantes, como a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal e o Automóvel Clube. Apesar do seu valor histórico e Arquitetônico, o primeiro pavilhão foi demolido nos anos 50 para a construção de edifício Conde de Prates, e o segundo em janeiro de 1970 deu lugar ao edifício Mercantil Finasa.

CLUBE COMERCIAL
O Clube Comercial ficava ao lado dos pavilhões do Parque Anhangabaú e seu autor foi o italiano Felisberto Ranzini, o principal projetista do escritório Ramos de Azevedo. Foi inaugurado em 1930 e possuía diversos salões de baile, escritorios e lojas, além de ter sediado por algum tempo a Bolsa de Mercadorias. Foi derrubado no final dos anos 60, para a construção do edifício Grande São Paulo.

COLEGIO DES OISEAUX

O Colégio de Freiras que ficava num enorme terreno de 24.000 m² na Rua Augusta esquina com a Caio Prado, foi projetado pelo Arquiteto francês Victor Dubugras e demolido no inicio dos anos 70. Demolição totalmente desnecessária pois a grande dimensão de seu terreno comportaria grandes empreendimentos sem a necessidade de sacrificar o magnifico prédio.

PRÉDIO PIRAPITINGUI

Muito pouca coisa se sabe sobre este edifício. Ficava na esquina da Rua Boa Vista com a João Brícola, foi construido no final dos anos 20, tendo sido um dos primeiros da cidade no estilo Art Decô - e um dos maiores também. Em 1972 já havia sido demolido, não sei se foi para a construção de linha norte-sul do metrô ou do anexo do prédio do Banespa - edifício Banespa II - que foi erguido no mesmo terreno que o Piratingui.

O VATICANO
O Vaticano era na verdade o último casarão do período colonial existente no centro de São Paulo (a casa da marquesa de Santos sofreu uma reforma no século XIX, perdendo suas caracteristicas coloniais). Localizava-se na Rua Santo Amaro, foi transformado em cortiço, foi demolido em 1983, uma perda irreparável para a cidade de São Paulo.

Nomes de Ruas

A cidade de São Paulo tem ruas, avenidas e bairros nomeados por influência dos povos da nação guarani que habitavam a região. São exemplos Tuiuti, Tatuapé, Guarapiranga, Tucuruvi, Caiubi, Anhangabaú, Ibirapuera, Ipiranga ou Sapopemba.
Tivemos também influencias africanas, e dos povos europeus e orientais.

Ficaram denominados muitos bairros com nome de chácaras como Chácara Flora e Chácara Santo Antonio. Há também os chamados de jardins, sob a influência de imigrantes europeus, como Jardim Paulista, Jardim Imperador, Jardim Miriam e Jardim Nakamura.

Existem vários bairros com nomes de parque, coisa que um dia já foram. Temos Parque do Engenho, Parque Continental, Parque São Jorge, Parque São Lucas. O crescimento da capital foi expulsando para longe os sítios, mas há nomes de bairros como Sítio Cocaia, Sítio Boa Vista.

Haviam vários pequenos portos onde embarcações traziam seus produtos, ficaram nomes de ruas e ladeiras como Porto Geral, Porto da Flores. Muitas denominações seguem a devoção aos santos como Santo Amaro, Penha, Santa Cecília.

Os nomes das ruas e dos bairros já sofreram mudanças devido a fatores econômicos e políticos. São casos com a Praça da República ou a Rua XV de Novembro que foram renomeadas após a proclamação da República.

Seguem alguns exemplos de nomes das ruas da cidade e seus homenageados:

  • ALFREDO PUJOL – Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Abolicionista e republicano. Como deputado, lutou pelas questões do ensino.
  • ALBUQUERQUE LINS - (Manoel Joaquim de Albuquerque Lins) – Nasceu em Alagoas. Formado pela Faculdade de Direito de Recife e aluno de teologia. Foi Deputado, Presidente da Câmara, Senador e vice de Rui Barbosa para Presidência da Republica. Fez política de valorização do café e promoveu entrada de imigrantes.
  • ALMEIDA JÚNIOR (José Ferraz de Almeida Júnior) 1851/1899 – Foi aluno do catarinense Vitor Meireles de Lima e com patrocínio de D. Pedro II estudou em Paris. Outro aluno de Vitor Meireles foi Oscar Pereira da Silva
  • AMADEU AMARAL – Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Membro da Academia Paulista de Letras no lugar de Olavo Bilac.
  • AMADOR BUENO - Governador da capitania.
  • AMARAL GURGEL - padre, 1859.
  • AMÉRICO BRASILIENSE - Professor da Faculdade de Medicina.
  • ANGÉLICA - (Maria Angélica de Souza Queiroz Barros) nome dado à avenida em 1907. Homenagem a filha do Barão Souza Queiroz. Anteriormente a via chamava-se Rua Itatiaia.
  • ANTONIO DA SILVA PRADO (Conselheiro) – Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Presidente da Câmara de São Paulo em 1877. Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Prefeito de SP de 1899 a 1910. Dono da Fazenda São Martinho com seu irmão Martinico Prado – com a maior plantação de café do país. Jornalista e fundador do Balneário do Guarujá.
  • ARMANDO SALES DE OLIVEIRA - Um dos fundadores da Escola Livre de Sociologia e Política.
  • AROUCHE - José Toledo de Arouche Rendon. Era mulato. Fez praça para treino militar com nome de Legião com dois planos “Legião” e “Artilharia”. Estudou em Coimbra e escreveu sobre índios e a cultura do chá. Foi dos diretores do Jardim da Luz e o primeiro diretor da Academia de Direito do Largo São Francisco.
  • ASDRÚBAL DO NASCIMENTO (Asdrúbal Augusto do Nascimento) - Vice-Prefeito de São Paulo. Filho de inglês formou-se em medicina na Pensilvânia. Seu consultório era na Rua Direita. Abolicionista, libertou em 1887 sem indenização 42 escravos e vendeu sua fazenda. Foi também Senador.
  • BARÃO DE ITAPETININGA - (José Joaquim dos Santos Silva). Em 1831 trabalhou para melhoria nos hospitais e prisões.
  • BENEDITO CALIXTO - Benedito Calixto de Jesus. Nasceu em Itanhaem. Pintor com estudos em Paris. Foi um apaixonado pelo Brasil e por astronomia.
  • BRASILIO MACHADO – advogado.
  • BRÁULIO GOMES (Dr.) – Nasceu em São José do Turvo (RJ) – Formado pela Faculdade de medicina do Rio de Janeiro. Foi vereador e fundador da Maternidade São Paulo e Escola de Farmácia e Odontologia.
  • CAETANO DE CAMPOS (Dr.) - (José Caetano de Campos) – Nasceu em São João da Barra, RJ, 1844. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Foi para a guerra do Paraguai. Em 1870 chega a São Paulo. Exerceu medicina na Beneficência Portuguesa e dirigiu a Santa Casa. Estudou pedagogia e literatura. Sugeriu a criação da Escola Normal. Morreu com 47 anos.
  • CAIUBI - um dos irmãos do Cacique Tibiriçá, da aldeia Piratininga. Chefiava a aldeia Ibirapuera até o Rio Jurubatuba.
  • CANECA - Frei Joaquim do Amor de Divino Caneca.
  • CANUTO DO VAL - Professor da Faculdade de Medicina.
  • CAPOTE VALENTE – (Antonio José) – Arquiteto.
  • CARDEAL ARCOVERDE - (Joaquim de Albuquerque Cavalcanti) - 9º Bispo paulipolitano e primeiro cardeal brasileiro e sul americano em 1905. Lecionou no Colégio de jesuítas de Itú. Foi bispo de Goiás e arcebispo no Rio de Janeiro.
  • CARRÃO (Conselheiro) - foi Ministro da Fazenda.
  • CASPER LIBERO – Nasceu em Bragança Paulista, SP – Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Criou a “Gazeta Esportiva”, a “Rádio Gazeta” e o jornal “Última Hora”.
  • CELESTINO BOURROUL - Professor da Faculdade de Medicina.
  • CESÁRIO MOTTA JÚNIOR – Nasceu em Porto Feliz, SP. Formado pela Faculdade de medicina do Rio de Janeiro. Republicano, trabalhou no setor de Higiene Pública, área de saneamento. Presidente do Senado em 1894.
  • CINCINATO BRAGA - (Cincinato César da Silva Braga) – Nasceu em Piracicaba, SP. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Presidente do Banco do Brasil.
  • CONSELHEIRO BROTERO - (José Maria de Avelar Brotero) foi professor da Academia de Direito do Largo de São Francisco.
  • CONSELHEIRO NÉBIAS (Joaquim Otávio Nébias) – Nasceu em Santos, SP. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais, foi juiz em Santos, Itu e Sorocaba. Foi também deputado provincial e Presidente da província de São Paulo.
  • CRISTIANO DAS NEVES - Professor do Mackenzie.
  • DEPUTADO LACERDA FRANCO - (Antonio Lacerda Franco ), político. Nasceu em Araras, São Paulo.
  • DONA VERIDIANA - (Veridiana Valeria da Silva Prado),1824 a 1910.
  • EMILIO RIBAS – Nasceu em Pindamonhangaba, SP. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, clinicou pelo interior de São Paulo. Saneou a febre amarela em Campinas. Lutou também contra a tifóide e varíola.
  • FERNANDO COSTA – Nasceu em São Paulo. Formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” de Piracicaba. Dedicou-se à agricultura e industria. Foi prefeito de Pirassununga e deputado estadual. Ocupou pasta da Agricultura em 1930. Foi ainda Presidente do Departamento Nacional do Café, Ministro da Agricultura e o Interventor em São Paulo de 1941 a 1945.
  • FLORÊNCIO DE ABREU - presidente da província de São Paulo, 1880.
  • FRADIQUE COUTINHO - (Fradique de Melo Coutinho) capitão de ordenança da vila de São Paulo e lugar-tenente do bandeirante Antonio Raposo Tavares no século XVII.
  • FRANCISCA MIQUELINA - Filha do Brigadeiro Luiz Antonio e Dona Maria Paula.
  • FRANCISCO GLICÉRIO (General) – Nasceu em Campinas, SP - Tipógrafo. Republicano e abolicionista.
  • FRANCISCO MORATO – Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco.
  • FRANCO DA ROCHA - Diretor de Psiquiatria.
  • GABRIEL MONTEIRO DA SILVA – Nasceu em Alfenas, MG. Foi diretor do Instituto do Café de São Paulo e deputado federal.
  • GOMES CARDIM - (Pedro Augusto Gomes Cardim) – Nasceu em Porto Alegre, RS. Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Abolicionista. Um dos fundadores da Academia de Belas Artes.
  • GUILHERME GIORGI – Nasceu em Lucca, Itália. Construtor e dono de fábricas de tecidos.
  • HENRIQUE SCHAUMAN – Foi vereador e médico. Lutou por melhores condições hospitalares.
  • JOÃO MENDES - (João Mendes de Almeida) – Nasceu em Caxias, Maranhão. Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Historiador, político e juiz. Era monarquista.
  • JOÃO TEODORO - (João Teodoro Xavier de Matos). Nasceu em Mogi Mirim, SP. Foi criminalista Trabalhou como urbanista, promovendo reformas na cidade de São Paulo de 1872 a 1875. Solucionou o problema de água do Parque da Luz e colocou estátuas e árvores (havia uma ordem para fazer o Parque igual ao do Pará, que era de 1797).
  • JOAQUIM EUGÊNIO DE LIMA – Nasceu em Montevidéu, Uruguai, 1845 - Estudou agronomia na Alemanha. Fez a Avenida Paulista com 2800 metros e 50 de largura. Dono dos jornais “Omnibus” e “Cidade de São Paulo”. Participou da comissão de obras da Santa Casa como colaborador.
  • JULIO PRESTES - (Julio Prestes Albuquerque) – Nascido m São Paulo. Bacharel em ciências jurídicas e sociais. Foi deputado e presidente do Estado em 1927.
  • LAVAPÉS - córrego onde os viajantes que chegavam da Serra do Mar para adentrar ao Ipiranga, sentido centro da cidade, lavavam os pés para tirar o barro.
  • MANUEL DIAS DE ABREU - médico paulista. Inventou o registro fotográfico para uso médico, a Abreugrafia. 1864-1962.
  • MARQUES DE TRÊS RIOS – Foi banqueiro e diretor da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Recebeu como hóspede a Princesa Isabel.
  • MARIA ANTONIA - (Maria Antonia da Silva Ramos), baronesa de Antonina.
  • MARTINELLI (Comendador) – Nasceu em Lucca, Itália e naturalizou-se brasileiro. Chegou em São Paulo em 1870. Tinha pequeno açougue na Sé e acumulou capital em dois anos. Trabalhou com transporte em vapores. Edifício começa ser erguido em 1924.
  • MARTINS FONTES – Nasceu em Santos, SP - Médico e Poeta.
  • MATIAS AIRES – Paulista, fixou-se em Lisboa desde os 11 anos e lá publicou “Reflexões sobre a vaidade dos homens”. Foi mestre de artes na Europa.
  • MATTEO BEI – Nasceu em Lucca, Itália - Veio com 17 anos. Construtor e dono de imobiliárias. Fundou a Companhia Brasileira de Cimento e Cerâmica Ipiranga, entre outras.
  • MINISTRO ROCHA AZEVEDO – Nasceu em Campanha, MG. Abolicionista, advogado, juiz em Caconde e Vereador. Foi Prefeito de São Paulo de 1919 a 1920. Secretário da Fazenda e da Agricultura.
  • MOURATO COELHO - (Manuel Mourato Coelho) vereador e capitão de ordenança da vila de São Paulo em 1639.
  • MURTINHO NOBRE (Antonio Murtinho Nobre) – Nasceu no Rio de Janeiro. Homeopata.
  • OSCAR FREIRE - Médico nascido na Bahia, atuou nas décadas de 20/30.
  • PADRE JOÃO MANUEL - deputado e jornalista nascido no Rio Grande do Norte.
  • PAES DE BARROS - (Antonio Paes de Barros), primeiro Barão de Piracicaba.
  • PANDIÁ CALÓGERAS – Engenheiro.
  • PAULA SOUZA (Francisco de Paula Souza) – Nasceu em Itu, SP, 1791-1854. Intelectual, foi Senador por São Paulo.
  • PAULO EIIRÓ - poeta e dramaturgo, morreu aos 32 anos em 1871.
  • PEDRO DE TOLEDO – Jornalista e advogado. Foi procurador fiscal da Tesouraria Provincial e coronel da Guarda Nacional. Fez parte da Academia Paulista de Letras. Foi embaixador da Argentina e interventor em São Paulo na Revolução Constitucionalista de 1932 com 66 anos. Governador em 1932. Preso e exilado em Lisboa voltou para ficar no Rio de Janeiro.
  • PIRES DA MOTA - (Conselheiro Vicente Pires da Mota) - Presidente provincial. Em 1881 foi diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.
  • QUINTINO BOCAIÚVA - primeiro ministro das relações exteriores da República.
  • RANGEL PESTANA - (Francisco Rangel Pestana). Nasceu em Nova Iguaçu. Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Abolicionista e republicano. Deputado Federal.
  • REBOUÇAS - (Antonio Pereira Rebouças Filho) engenheiro negro, especializado em construção de estradas. Nasceu na Bahia em 1839.
  • REGO FREITAS - (Antonio Pinto do Rego Freitas) – Vereador no século 19. Lançou a idéia das cooperativas para o presidente Campos Salles.
  • ROBERTO SIMONSEN - Um dos fundadores da Escola Livre de Sociologia e Política.
  • SACOMAN - três irmãos vindos da França para construir indústrias. Com argila faziam telhas. Primeiro instalaram-se na Água Branca, depois Osasco e finalmente Moinho Velho, que passou a chamar-se Sacoman. Em 1921 após a morte do irmão mais velho, voltaram para a França.
  • SALIM FARAH MALUF - Chegou ao país com 16 anos. Estabeleceu serraria na Luz e depois galpões em Perdizes.
  • SAMPAIO VIDAL - (Joaquim de Abreu Sampaio Vidal) – Nasceu em São Carlos, SP. Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Participou do governo de Pedro de Toledo na Revolução de 32. Esteve exilado em Portugal, voltou e foi deputado.
  • TEODORO SAMPAIO (Theodoro Fernandes Sampaio) - engenheiro, urbanista, político e escritor. Baiano, filho de escrava. 1855 a 1937.
  • TOBIAS DE AGUIAR - (Rafael Tobias de Aguiar) – Nasceu em Sorocaba, SP. Foi Comandante do Regime de Milícias de Sorocaba e Presidente da Província de São Paulo. Incentivou a instrução primária, organizou socorros públicos e construiu estradas.
  • VILLABOIM - (Manoel Pedro Villaboim) Nasceu em Cachoeira, BA. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais e Direito em Recife, PE. Foi Juiz e Professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Deputado estadual e federal. Senador. Dirigiu jornal “Correio Paulistano”.
  • VITAL BRASIL – Nasceu em Campanha, MG, 1865 – Formado pela Faculdade Medicina do Rio de Janeiro. Trabalhou em São Paulo com estudos sobre veneno de cobras.

Tirado do Site www.passeiopaulistano.com

São Paulo Antiga - Panorâmicas do Vale do Anhangabaú

Fotos panorâmicas do Vale do Anhangabaú, Feitas em 1911, por Vicenzo Pastore a partir do torreão do antigo prédio do mosteiro e colégio de São Bento, então Ginásio de São Bento.
São impressionantes, pois é uma área que hoje é cercada por grandes prédios.

Panorâmica do vale do Anhangabaú - Foto 1 (Viaduto do Chá). Região da rua Líbero Badaró e Anhangabaú.
Principais pontos identificados: no primeiro plano à esquerda, edifício da Companhia Paulista de Vias Férreas (já demolido) e a rua Líbero Badaró; ao centro o primeiro viaduto do Chá (inaugurado em 1892 e substituído pelo atual em 1938); no final do viaduto à direita, o teatro São José (inaugurado em 1909 e demolido em 1924); ao fundo, à extrema esquerda, igreja e convento de São Francisco, no largo São Francisco.


Panorâmica do vale do Anhangabaú - Foto 2 (Teatro Municipal). Região da avenida São João e rua Formosa.
Principais pontos identificados: no primeiro plano a rua Anhangabaú, absorvida em parte pela atual avenida Prestes Maia; à esquerda, em segundo plano, o Mercado São João (construção metálica transferida em 1914 para proximidades do viaduto S.Efigênia) e, por trás, a rua Formosa; em destaque no último plano, os fundos do Teatro Municipal e, mais abaixo, a edificação do Conservatório Dramático e Musical (que em 1895 abrigava o Joachim´s Hotel e em 1905 o Hotel Panorama), na avenida São João; na linha do horizonte, à direita, o Mackenzie College, na rua Maria Antonia, e a Vila Penteado (1902), na avenida Higienópolis; à extrema direita, a Santa Casa de Misericórdia, na rua Dr.Cesário Mota Jr., próxima à igreja do Sagrado Coração de Maria, na rua Jaguaribe.


Panorâmica do vale do Anhangabaú - Foto 3 (Rua Brigadeiro Tobias). Região do Paissandu e rua Brigadeiro Tobias.
Principais pontos identificados: à extrema esquerda, a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu. Ao centro, a Igreja Evangélica Luterana, na atual avenida Rio Branco n. 54. Na linha do horizonte o Pico do Jaraguá. À direita e ao centro, o casarão do brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar (1793 - 1857), na esquina da rua Brigadeiro Tobias com ladeira de Santa Efigênia, demolido parcialmente devido às obras do viaduto Santa Efigênia.


Panorâmica do vale do Anhangabaú - Foto 4 (Santa Efigênia). Região da Santa Efigênia até a Luz. São Paulo.
Principais pontos identificados. Ao fundo, à esquerda, igreja de Santa Efigênia, ainda em obras. À sua frente, no vale do Anhangabaú, início das obras do viaduto Santa Efigênia (construção autorizada pela lei nº 1262, de 19 de novembro de 1909, na gestão do prefeito Antônio Prado, inaugurado em 1913). Na linha do horizonte, à esquerda, a torre do Liceu do Sagrado Coração de Jesus, localizado ainda hoje na alameda Glete, e a serra da Cantareira na sequência. O edifício que se vê à direita da imagem, com colunas no portal de entrada, é da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficiência, na rua Brigadeiro Tobias (já demolido). À sua esquerda vê-se a residência Almeida Prado, na rua Brigadeiro Tobias com Beneficiência Portuguesa, ocupado hoje por unidade da FMU. E à direita vê-se o palacete do barão de Piracicaba (Rafael Tobias de Aguiar Paes de Barros, 1830-1898), na esquina com rua Senador Queirós, datado de 1887 e já demolido. Ao fundo, à extrema direita da imagem, pode-se ver os torreões da Estação da Luz, e o casario no primeiro plano é da rua Anhangabaú.

Panorâmica do vale do Anhangabaú - Foto 5 - Novo Viaduto do Chá
Panorama do vale do Anhangabaú, em imagem feita a partir do hotel Esplanada, atrás do Teatro Municipal. Em primeiro plano, os jardins da esplanada do teatro e do parque do Anhangabaú. Ao fundo, à esquerda, um dos palacetes Prates, à rua Líbero Badaró e, atravessando o novo viaduto do Chá, em fase de finalização, vê-se, em obras, o edifício-sede do grupo industrial Matarazzo (IRFM). Na outra extremidade do viaduto, à direita da imagem, vê-se o edifício Alexandre Mackenzie, sede da The São Paulo Tramway, Light and Power Ltd - a Light, concessionária de serviços de bondes, iluminação pública e fornecimento de energia elétrica, na esquina da rua Xavier de Toledo.

São Paulo Antiga - Rua Brigadeiro Tobias.

Algumas Fotos antigas da nossa cidade, pode acreditar é São paulo mesmo...

A Rua Alegre, começava no largo de Santa Efigênia em direção aos campos do Guaré, hoje conhecido como bairro da Luz. Paralela a Rua Alegre existia a Rua Triste, ambas corriam quase paralelas, nascendo pelos flancos do sobrado do Brigadeiro Tobias, ali mesmo junto à igreja de Santa Efigênia.

A Rua Triste é essa mesmo que você está imaginando, a atual Avenida Cásper Libero.


Rua Alegre, atual Rua Brigadeiro Tobias, em direção ao Bairro da Luz - Foto de 1883
Foto de Militão Augusto de Azevedo.

Aqui vai alguns dos casarões que existiam na Rua Alegre:


Residencia de Camilo Gavião Peixoto casa-sede da antiga Chácara da família - Construida por volta de 1924 e reformada em estilo neoclássico em 1869.

Residencia de José Maria Gaviao Peixoto, Irmão de Camilo - Construído em 1859.

Solar do Barão de Piracicaba II - Construído em 1870 ( Foto 1920)

Hospital São Joaquim da Beneficiência Portuguesa - Construído em 1877, a Real Sociedade de Beneficência Portuguesa construiu ali sua sede, na esquina da travessa que hoje leva o nome da instituição.

Palacete de Rafael de Aguiar Barros - Construído em 1885

Palacete de Antônio Álvares Penteado, antes de mudar-se para Higienópolis
Construido em 1890 - (Foto de 1929, já funcionando como hotel)


Para saber mais sobre a historia das ruas Alegre e Triste e seus ilustres moradores, visitem: http://saopauloantigo.blogspot.com/search/label/rua%20Alegre